quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Halloween, H. P. Lovecraft

"A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária" 

Howard Phillips Lovecraft nasceu no dia 20 de agosto de 1890 na cidade nos Estados Unidos. Jovem prodígio, aos três anos já recitava poesias e aos seis escrevia seus próprios poemas. Seu interesse pelo fantástico proveio de seu avô, que o entretinha com histórias da literatura de terror gótica.

Lovecraft era uma criança solitária e sofreu de vários tipos de doenças, uma delas a raríssima poiquilotermia, que fazia com que sua pele fosse sempre gelada ao toque. 
Seus problemas de saúde continuaram na sua fase adulta. Pouco antes de sua formatura no colégio, sofreu um colapso nervoso que o obrigou a deixar a escola sem receber o diploma. 

Passou a viver recluso por vários anos, dedicando-se apenas a escrever poesias. Mergulhou na ficção de terror de escritores como Edgar Allan Poe apenas a partir de 1917.
Em 1923 publicou seu primeiro trabalho profissional, Dagon, na popular revista Weird Tales. Trabalhou também como ghostwriter para publicação.
Como jornalista conheceu Sonia Greene, que viria a se tornar sua esposa. 
O casamento durou pouco e o período apos seu divorcio foi o mais prolífico de Lovecraft. Algumas das suas mais extensas obras, como - Nas Montanhas da Loucura e O Caso de Charles Dexter Ward (seu único romance), foram escritas nessa época.

Seus últimos anos de vida foram os mais penosos. Seus textos cada vez mais complexos eram difíceis de serem vendidos. Lovecraft apoiava-se como podia em revisões de textos assinados por outros escritores.
Em 1936, a notícia do suicídio de seu melhor amigo - Robert E. Howard (criador de Conan) o deixou profundamente abalado e desorientado. Lovecraft faleceria no ano seguinte de câncer intestinal, nunca tendo um único livro publicado em toda a vida.

O trabalho do escritor americano resistiu ao tempo e as pulps magazines. Hoje, a comprovada profundidade e complexidade de sua obra e pensamento servem de influencias pra as mais diversas artes, desde musica, cinema, literatura aos modernos jogos de videogame.

E para celebrar o Halloween, os Filmes Malditos trazem quatro das melhores adaptações para o cinema da obra de H. P. Lovecraft um dos escritores de terror mais influentes do século 20.

Para começar, o bizarro Do além. Stuart Gordon transformou o rejeitado conto escrito em 1920, num desfile de criaturas grotescas em um dos mais gosmentos filmes já feitos. 
Na seqüência Renascido das trevas, longa apavorante que trata de uma antiga questão: o desejo da imortalidade. Dirigido pelo genial roteirista de “Alien, o 8º Passageiro” Dan O’Bannon, é considerado uma das mais fiéis adaptações da obra do Lovecraft.
Logo após vem The Call of Cthulhu media-metragem sobre a célebre história da lendária criatura. Foi produzido de maneira independente por uma associação de fãs do escritor americano a HPLHS (Sociedade Histórica H. P. Lovecraft). A estética do filme remete às produções do expressionismo alemão 
Para encerrar a maratona Re-Animator, repleto de humor negro e antológicas cenas de violência é um dos mais emblemáticos filmes de horror dos anos 80. Baseado no conto Herbert West–Reanimator, que teve como inspiração Frankestein de Mary Shelley


Programação:
00:00 – Do além de Stuart Gordon
01:35 – Renascido das trevas de Dan O’Bannon 
03:40 – The call of Cthulhu de Andrew Leman 
04:35 – Re-Animator de Stuart Gordon 

Serviço:

Filmes Malditos da Meia-Noite
Local: Cine Majestik
Endereço: Rua Major Facundo 866 - Centro
Data: 29 de outubro (Sábado)
Hora: Meia Noite
Censura: 18 anos

Sinopses dos filmes:

Do além (From beyond, 1986, EUA, 85 min)
Cientista desenvolve experimento onde por meio da estimulação da glândula pineal, consegue abrir um portal para dimensões paralelas. O lugar porem não é seguro e logo eles são atacados por terríveis formas de vida. 

Renascido das trevas (The Resurrected, 1992, EUA, 105 min)
Detetive particular investiga as atividades do químico Charles Ward, que após encontrar escritos de antepassados passa a viver em casa isolada, pondo em pratica misteriosas experiências com cadáveres.

The call of Cthulhu (Idem, 2005, EUA, 45 min)
Professor moribundo deixa para seu neto uma coleção de textos sobre o culto a Cthulhu. Através de investigação ele começa a descobrir porque o assunto fascinava tanto seu avô, aos poucos vai penetrando em um sombrio e perturbador mundo envolvendo rituais e seres mitológicos. 

Re-Animator (Idem, 1985, EUA, 86 min)
Herbert West é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain, West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbidas. Porém, seu professor, doutor Carl Hill, tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele... TRAILER


Produção e curadoria - Alex Oliveira (alexxoliveira@gmail.com)                                                                       A logomarca e o cartaz desta edição é assinada pelo artista Weaver Lima do coletivo MONSTRA

Um comentário:

Giovani disse...

Muito foda. Cinco conto mais bem investido dos últimos tempos xD