quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Edição de aniversário, 4 anos

Na década de 1950 os filmes de baixo orçamento com qualidade duvidosa e temáticas inadequadas aos padrões sociais eram exibidos na TV a partir da meia-noite. Surgia ai o termo Midnight movies.

Nos anos 1970 esse termo esteve associado a filmes estranhos e transgressores que não se encaixavam nos circuitos comerciais e tinham suas sessões programadas para a meia-noite. A mais notória delas se dava em Nova York, no cinema Elgin, onde o mítico El Topo de Alejandro Jodorowsky deu o pontapé inicial ao fenômeno dessas sessões, ficando em exibição por nove meses. Na sequência vieram outras obras cinematográficas icônicas como A noite dos mortos-vivos, Pink flamingos, Eraserhead , Rocky horror Picture show dentre outras.

Essa importante manifestação da contracultura setentista, se tornou tão relevante e atraente que foi assimilada pelo público, e mudou gradativamente a maneira de observar e entender o cinema contemporâneo, ao ponto de influenciar profundamente realizadores das novas gerações. Serviu também de modelo para eventos semelhantes mundo afora.

No ano de 2007 surgia em Fortaleza os Filmes Malditos da Meia-Noite com a proposta de tentar resgatar o espírito dessas sessões com suas obras niilistas, cínicas, experimentais e sem censura. Algo fora da lógica de mercado e dos cinemas de shopping, que viesse na contramão dos valores estabelecidos. 

O publico respondeu bem ao irresistível apelo das sessões e hoje quatro anos depois de seu início o cineclube foi crescendo e conquistando novos adeptos a cada edição. Dessa forma pôde se consolidar como um evento aguardado mensalmente por seus habitués dispostos a enfrentar essa longa jornada noite adentro. 

É com uma terrível alegria que celebraremos esses quatro anos de resistência a hegemonia hollywoodiana com o melhor da programação exibida ao longo desses anos malditos. 

Para começar, o clássico do cinema underground Pink flamingos. Repleto de humor corrosivo e situações absurdas e escatológicas é o filme mais memorável da emblemática parceria entre a musa Divine e o genial John Waters, o “príncipe do vômito”. Na seqüência o Niilista e perturbador Gummo, estréia na direção do roteirista de kids, Harmony Korine. Filmado em tom de documentário, o longa mostra a falta de perspectiva na vida dos bizarros moradores de uma bucólica cidade americana. Logo após vem O vingador tóxico, comédia de humor negro, repleta de cenas sangrentas, que trás o carismático anti-herói, ícone da produtora independente Troma e para encerrar a maratona a chocante e cultuada obra do cinema extremo Canibal holocausto, considerado um dos filmes mais polêmicos e controversos de todos os tempos. Foi banido na época de seu lançamento por as autoridades acharem se tratar de um verdadeiro Snuff movie. 

Programação:
00:00 – Pink flamingos de John Waters
01:40 – Gummo de Harmony Korine 
03:20 – O vingador tóxico de Lloyd Kaufman 
04:50 – Canibal holocausto de Ruggero Deodato 

Serviço:
Filmes Malditos da Meia-Noite
Local: Cine Majestik
Endereço: Rua Major Facundo 866 - Centro
Data: 17 de setembro (Sábado)
Hora: Meia Noite
Censura: 18 anos

Sinopses dos filmes:

Pink flamingos (Idem, 1972, EUA, 92 min) 

Babs Johnson (a drag queen Divine) desfruta o titulo de ser a pessoa mais pervertida do mundo, isso gera competição e ciúmes envolvendo um casal não menos estranho, que fará de tudo para tirá-la do seu caminho. 
TRAILER

Gummo ( Idem, 1997, EUA, 89 min) 

O filme mostra o cotidiano dos desajustados moradores de uma pequena cidade americana que foi devastada por um tornado nos anos 70. O foco é uma dupla de garotos viciados em cola que matam gatos para vender a um restaurante chines.
TRAILER

O vingador tóxico (The toxic avenger, 1986, EUA, 110 min)

Melvin é um atrapalhado faxineiro que constantemente é humilhado pelos freqüentadores de uma academia de ginástica até o dia em que ele cai num tanque de lixo químico e se torna o Vingador Tóxico, passando a perseguir gangues e corruptos da cidade. 
TRAILER 

Canibal holocausto (Cannibal holocaust, 1980, COL/ITA, 85 min) 
Professor da Universidade de Nova York vai atrás de quatro documentaristas que desapareceram quando esses saíram para filmar na Amazônia. Lá chegando descobre os horrores que eles passaram nas mãos de canibais. Considerado o mais extremo filme de terror já feito. 

TRAILER

Produção e curadoria - Alex Oliveira (alexxoliveira@gmail.com) A logomarca e o cartaz desta edição é assinada pelo artista Weaver Lima do coletivo MONSTRA 

ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL CULTURA - LEI ESTADUAL Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006

Nenhum comentário: