terça-feira, 23 de agosto de 2011

Serial Killers



Eles sofreram traumas na infância, são frios e discretos conseguindo levar uma vida normal, passando despercebidos como típicos cidadãos comuns. São manipuladores, cruéis e egocêntricos, adorando exercitar seu poder e controle sobre outra pessoa. Procuram suas vitimas através de estereótipos em comum, seguindo um ritual próprio. Assassinos sociopatas, os Serial Killers sempre assombraram a população com seus crimes hediondos, mas também serviram de inspiração pra uma vasta coleção de livros e filmes.

Ha exatos 80 anos o cineasta Fritz Lang adaptava pro cinema a vida do psicopata Peter Kuerten, naquele que é considerado o primeiro filme sobre um serial killer -  M, o vampiro de Dusseldorf. O longa deu o pontapé inicial ao tema que geraria outras grandes obras posteriores e se transformaria também em subgênero do horror.

Em 1960 Hitchcock baseia-se no psicótico Ed Gein para forjar o marcante personagem Norman Bates no clássico Psicose. Transforma o serial killer numa figura icônica.

Na mesma época, no cinema inglês, é lançado o emblemático A Tortura do Medo.O  thriller de suspense trás um complexo assassino voyeurista que mata mulheres “através” de sua câmera 

No cinema independente americano destaca-se Herschell Gordon Lewis, diretor com apreço sobre o tema em produções como A Taste of Blood de 1967. Pioneiro em expor explicitamente as entranhas das vítimas em vermelho vivo.

Nos anos 70 surgem os giallos, com seu erotismo e maníacos de luvas pretas de identidade misteriosa. Mas é com os slashers que os assassinos em serie se transformam definitivamente em figuras pops. Michael Myers, Jason Voorhees, Fredy Krueger são alguns deles.

Na década de 90 o tema é coroado com duas produções premiadas. O oscarizado Silencio dos Inocentes com o inesquecível Hannibal Lecter e Seven de David Fincher, que trazia John Doe, um psicopata que caçava suas vítimas baseando-se nos sete pecados capitais.

Em meio a filmes utilizando personagens consagrados de horror com roupagem suave para adolescentes, assassinos seriais ainda preservam uma aura suja nas telas atuais. Da adaptação do polêmico livro Psicopata americano, remakes como O Massacre da Serra Elétrica a series Jogos Mortais e pânico, grandes platéias continuam sendo lembradas que podem cruzar com um sádico Serial Killer a qualquer momento em suas vidas.

Para começar a madrugada o surpreendente thriller I saw the devil, produção coreana dirigida pelo genial Jee-woon Kim que mostra um intrigante jogo de gato e rato entre um obcecado agente policial e um sádico serial killer. Foi premiado na ultima edição do Fantasporto. 
Na seqüência o perturbador Angst, um dos mais realistas filmes sobre psicopatas já feitos, o longa foi inspirado no assassino Werner Kniesek que em 1980 torturou e matou uma família com requintes de sadismo. O cultuado diretor Gaspar Noe cita a obra como grande influencia para sua carreira. 
E pra terminar a sessão, O esquartejador de Nova York. O "pai do gore" Lucio Fulci retorna aos Filmes Malditos trazendo seu mais cruel e erótico Giallo. O longa sofreu duras criticas e gerou bastante polemica na época do seu lançamento devido seu alto grau de violência e misoginia.

Programação:

00:00 – I saw the devil de Jee-woon Kim
02:30 – Angst de Gerald Karg
03:55 – O esquartejador de Nova York de Lucio Fulci

Serviço:

Filmes Malditos da Meia-Noite
Local: Cine Majestik
Endereço: Rua Major Facundo 866 - Centro
Data: 27 de agosto (Sábado)
Hora: Meia Noite
Censura: 18 anos

Sinopses dos filmes:

I saw the devil (Idem, 2010, COR, 141 min)
Depois de ter sua noiva morta por serial killer, agente da policia entra numa obsessiva jornada em busca dos verdadeiros culpados pelo crime. Quando finalmente descobre o assassino, resolve por em pratica uma terrível e lenta vingança

Angst ( Idem, 1983, AUS, 75 min)
Homem recém saído da prisão, sofre da mesma compulsão assassina que o levou a cadeia. Sem conseguir controlar seus impulsos, resolve ir atrás de novas vitimas para tentar saciar sua mente doentia

O esquartejador de Nova York (Lo Squartatore Di New York, 1982, ITA, 93 min)
Detetive de Nova York se junta a colega psicanalista para seguir o rastro de sangue deixado por um bizarro assassino de mulheres, que ameaça suas vítimas simulando a voz do Pato Donald

Para ver também:

The honeymoon killers de Leonard Kastle 
Comunhão de Alfred Sole
M, O Vampiro de Dusseldorf de Fritz Lang
Deranged de Jeff Gillen

Produção e curadoria - Alex Oliveira (alexxoliveira@gmail.com)
A logomarca e o cartaz desta edição é assinada pelo artista Weaver Lima do coletivo MONSTRA 

ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL CULTURA - LEI ESTADUAL Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006

Nenhum comentário: