terça-feira, 26 de abril de 2011

Seitas

O Nascimento de uma nação, épico histórico dirigido por D.W. Griffith em 1915 foi o responsável por criar a linguagem cinematográfica contemporânea do cinema, introduzindo entre outras coisas - ação paralela, travelling e closes dramáticos. De valor artístico incontestável o longa também é lembrado por ter flertado de maneira polêmica com uma seita, a Ku Klux Klan – Colocando-os como hérois da historia.

Esses grupos com ideologi
as divergentes das doutrinas dominantes que podem ser tanto uma derivação de uma religião quanto organizações com ideias comuns, sempre exerceram fascinio na tela grande. As Seitas ja foram temas de varios produções importantes. Dos longas ocultistas da Hammer, ao cultuado O homem de palha, passando por obras seminais como O bebe de Rosemary, precursor do horror religioso.Vale citar tambem os filmes baseados em crimes causados pelo lado destrutivo desses grupos dissidentes como Helter Skelter, sobre a Familia Manson e Guyana tragedy: The story of Jim Jones.

É na vida real que essa vertente totalista das Seitas respondem pelas mais intrigantes e perigosas organizacoes. Atraves de um lider carismatico, exploram a vulnerabilidade de seus membros, ganhando o total controle sobre eles. Cumprindo ordens segundo ideologias das mais estapafurdias, esses seguidores passam a acreditam em coisas bizarras como a Heaven’s Gate no qual eles teriam a promessa de salvação pegando carona no cometa Hale-Bopp.

Nesse clima apocalíptico e de devoçao fervorosa que as Seitas religiosas adentram nos Filmes Malditos de abril trazendo consigo seus membros e vitimas.

Para começar a noite o perturbador Martyrs, sanguinolenta produção européia, considerada o mais extremo exemplar do novo cinema de horror Frances. Na seqüência Jonestown- Vida e morte no templo do povo. Através de material inédito de arquivo e depoimentos de sobreviventes, o documentário aborda a trágica história da seita que até hoje é repleta de mistério. Logo depois A casa do demônio, longa americano que presta homenagem as obras de terror do início dos anos 80, recriando de maneira super convincente a estética da época. O filme chegou a ser lançado em VHS nos EUA. E para fechar a madrugada End of the line, produção independente canadense sobre uma seita de fanáticos religiosos assassinos que acreditam que o fim do mundo está próximo. Participou de diversos festivais importantes do gênero.

Os Filmes Malditos consistem em projeções mensais de obras do panorama da cinematografia obscura. As sessões trazem ao público filmes com temáticas transgressoras, experimentais, ultrajantes, por vezes incompreendidas ou até proibidas. Em tempos de domínio dos chamados "blockbusters", os Filmes Malditos se configuram como um contraponto a este tipo de cinema hegemônico, trazendo aos olhos do espectador um universo subversivo, fantasioso, polêmico. Inquietantes e radicais essas produções que não se encaixam nas noções comuns do mercado, encontram espaço aqui.

Programação:
00:00 – Martyrs de Pascal Laugier
01:35 – Jonestown - Vida e morte no templo do povo de Stanley Nelson
03:00 – A casa do demônio de Ti West
04:35 – End of the line de Maurice Devereaux

Serviço:
Filmes Malditos da Meia-Noite
Local: Cine Majestik
Endereço: Rua Major Facundo 866 - Centro
Data: 30 de Abril (Sábado)
Hora: Meia Noite
Censura: 18 anos

Sinopses dos filmes:

Martyrs (Idem, 2008, FRA, 94 min)
Lucie consegue fugir do cativeiro onde sofria abusos. Na instituição onde se recupera, conhece Anna e as duas criam um forte laço. Depois de adulta, Lucie ainda atormentada pelos traumas de infância, entra numa jornada de vingança contra aqueles que arruinaram sua vida e acaba levando Anna a enfrentar o pior pesadelo de sua vida.
TRAILER 
                                                                                                                           
Jonestown – Vida e morte no templo do povo (Jonestown, 2006, EUA, 86 min)
Documentário que mostra os bastidores da vida do carismático líder Jim Jones. Da fundação da sua seita onde pregava a igualdade social e racial à construção da cidade utópica Jonestown, numa floresta isolada da Guiana onde comandou o maior suicídio em massa da historia
TRAILER                                                                                                                          
A casa do demônio (The House of the Devil, 2009, EUA, 95 min)
A estudante Samantha Hughes precisa pagar o aluguel de seu apartamento, aceita então trabalhar como babysitter numa esquisita casa na floresta, apesar do trabalho nao ter sido como o combinado. Aos poucos vai percebendo que há algo errado, mas não imagina o terrivel segredo que os seus patrões escondem.
TRAILER                                                                                                                            
End of the line (Idem, 2007, CAN, 95 min)
Jovem enfermeira embarca no último metrô da noite e é surpreendida por extremistas religiosos que acreditam que o Armagedom está próximo e que são eles os escolhidos para "purificar" as almas de todos os infiéis ali, matando-os
TRAILER 

Produção e curadoria - Alex Oliveira (alexxoliveira@gmail.com)
O logotipo e o cartaz desta edição é assinada pelo artista Weaver Lima do coletivo MONSTRA

Nenhum comentário: